quinta-feira, 11 de março de 2010

Série "Clara Sheller" é clone francês de "Sex and the City"


Não sem razão, a França se gaba de ter uma produção cultural de forte comunicação com as plateias locais. Os filmes nacionais disputam o mercado doméstico em pé de igualdade com títulos americanos. Nas paradas pop, os conterrâneos de Camille também dão trabalho aos gringos.

A julgar pela série "Clara Sheller", cuja segunda temporada estreia hoje, no Eurochannel, a busca francesa por uma voz singular, única na criação artística, não se estende à televisão. O programa é uma cópia de "Sex and the City", a comédia "mulherzinha" que mobilizou balzaquianas, fashionistas e descolados em geral na última virada de década.

Anote aí: a protagonista é colunista de jornal, tem no amigo gay um confidente, não sabe se o sexo casual com o parceiro de três anos dará em namoro ou amizade...ah, bien sûr, e faz reflexões filosóficas em "off" sempre que pode. Seja bem-vindo a "Sèxe et la Cité". Só muda o cenário: saem os nova-iorquinos Upper East Side e Soho, entram os parisienses Saint-Germain des Prés e La Défense.

Na temporada que começa agora, Clara será confrontada pelo eterno parceiro de ocasião sobre suas intenções e verá seu emprego balançar. Só déjà-vu, mademoiselle. Melhor ficar com os DVDs de revelações do cinema francês atual, como Christophe Honoré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário