quinta-feira, 8 de abril de 2010

Rádio BBC 3 de Londres vai gravar programa especial no Pelourinho


A sonoridade baiana, sua relação intrínseca com a matriz religiosa afro-brasileira e a referência ao mar serão o tema do programa Rotas do Mundo (World Routes), da rádio estatal BBC de Londres, que fará uma gravação em Salvador, nesta quinta-feira (08), às 20h, no Largo Tereza Batista - Pelourinho.

O show de gravação terá diversos nomes da cena baiana. Artistas como Tiganá Santana, com participação de Virgínia Rodrigues, Percussivo Mundo Novo e Mariene de Castro vão mostrar um pouco da cultura e identidade da Bahia. O evento promovido pela Ginga Produções conta com a parceria da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do programa Pelourinho Cultural do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural - IPAC, e Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Além do evento artístico, a equipe londrina estará em contato com a cultura local graças à ‘expedição’ que fará no Recôncavo Baiano. Entrevistando artistas da terra, entrando em contato com a cultura afro-brasileira e a religião, os jornalistas da BBC colherão material para a série radiofônica Planeta Humano, composta por oito programas que trazem informações sobre todo o mundo.

A equipe da BBC que está em Salavdor é formada por James Parkin, produtor executivo dos programas, Lucy Duran - etnomusicóloga renomada mundialmente e apresentadora de rádio, e um dos melhores técnicos de som da BBC, Martin Appleby.

O Rotas do Mundo vai ao ar aos sábados à tarde, sendo o único programa de rádio no Reino Unido com foco nas raízes musicais de diferentes povos do planeta. Um dos mais importantes do país, o Rotas do Mundo possui grande audiência semanal através do website da BBC Radio 3 - onde os programas também estão disponíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário